terça-feira, 22 de maio de 2012

Oshibana-e

Quem já colocou pétalas de rosa, flores e folhas dentro de um livro já fez oshibana. Antigo hábito que tenho, sempre gostei de colecionar folhas de minhas viagens e, mesmo sem saber, já fazia oshibana.




Entretanto, somente há pouco tempo tive meu primeiro contato com a técnica de Oshibana em uma oficina da qual participei em uma festa japonesa e me senti transportada a um universo de beleza e delicadeza onde as flores e folhas conseguiam manter suas cores originais mesmo depois de secas.
Lá descobri que oshibana trata-se da técnica de prensagem de flores e folhas e oshibana-e é a arte criada utilizando esses materiais prensados e desidratados.




Para o primeiro trabalho (realizado durante a oficina da qual participei com a mestre Alice Midori Imai) já recebi todas as flores prontinhas e o resultado foi esse lindo cartão verde, muito florido.



Para todos os demais trabalhos já tenho prensado as minhas próprias flores e brincado com os papéis, quase sempre reciclados a partir de embalagens, envelopes e até mesmo propagandas que ganho nos sinais. O resultado são alguns marcadores de livro e meu primeiro cartão, que usa embalagem reciclada em floral preto, todos com produção 100% própria.





Pelo pouco que aprendi, a técnica de oshibana possui vários níveis de complexidade e leva algum tempo para ser plenamente adquirida, mas abaixo você encontra um passo a passo básico de como prensar e desidratar flores e folhas que é exatamente como tenho feito.

- Escolha uma flor ou folha (flores muito delicadas e macias como beijinho e violetas são mais difíceis, já hortênsias e avencas funcionam muito bem);
- Pegue uma lista telefônica e deixe-a aberta por 2h sob sol forte para secar bem as páginas;
- Coloque em um saco plástico, feche para não pegar umidade e deixe esfriar;
- Abra a lista mais ou menos na metade, coloque um lenço de papel de um lado, acomode as flores, cubra com outro lenço de papel e feche a lista;
- Repita o procedimento a cada 50 páginas aproximadamente;
- Coloque a lista dentro do saco plástico;
- No dia seguinte mude as flores dentro dos guardanapos para outra lista telefônica seca;
- Deixe as flores e folhas dentro da lista telefônica por cerca de 7 dias, mantendo a lista dentro de um saco plástico;
- Guarde as flores envolvidas nos guardanapos em sacos plásticos do tipo zip, e estes dentro de uma lata vazia de biscoitos. Mantenha a lata vedada, e abra apenas quando for usar as flores e folhas;


Nenhum comentário:

Postar um comentário