quinta-feira, 5 de julho de 2012

Risoto de tomate e a indicação de um vinho e de um livro

Sábado à noite e todo mundo faminto...  A escolha foi um risoto, receita que sempre agrada e andava meio sumida das panelinhas aqui de casa.


Resolvi fazer um risoto com tomate, manjericão, queijo minas frescal e aceto balsâmico. Sabe quando você realmente acerta a mão?  O tomate e o aceto balsâmico combinaram muito bem e o sabor e o aroma ficaram fantásticos!

Para a acompanhar, uma pequena extravagância... Escolhemos um vinho que já estava há uns 2 anos na adega e realmente acompanhou muito bem o risoto. Não é todo dia que dá para tomar um vinho destes, mas sempre vale à pena. Super recomendo!

Pétalos del Bierzo 2006
Dentre as diversas receitas de risoto, indico esta receita básica do Jamie Oliver que também está no livro que eu gosto muito e recomendo: A Itália de Jamie.

A receita pode servir de base para inúmeros outros sabores de risoto e transcrevo abaixo.


Risotto Bianco

INGREDIENTES

1,1 litro de caldo de legumes
2 colheres de óleo de oliva
1 pedaço de manteiga
1 cebola grande descascada e picada finamente
2 dentes de alho descascados e picados finamente
1/2 cabeça de aipo* (salsão) aparada e picada finamente
400g de arroz arbóreo
2 taças de vinho branco seco ou de vermute branco seco
sal e pimenta do reino
70 g de manteiga
120g de queijo parmessão ralado na hora
* raramente uso o aipo na receita de risoto

Etapa 1 – Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o óleo de oliva e a manteiga. Adicione a cebola, o alho e o aipo e cozinhe bem lentamente por cerca de 15 min, sem dourar. Isso é chamado de soffrito. Quando os vegetais estiverem tenros, acrescente o arroz e aumente o fogo.

Etapa 2 – O arroz começará a fritar levemente, portanto continue a mexer. Após 1 minuto. ele ficara um pouco translúcido. Adicione o vermute ou o vinho, sem parar de mexer – o aroma é fantástico! Qualquer sabor forte do álcool irá evaporar e deixar o arroz com uma essência deliciosa.

Etapa 3 – Quando o vermute ou o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e 1 boa pitada de sal. Abaixe o fogo para que a parte externa do arroz nao cozinhe muito rapidamente. Continue adicionando conchas de caldo – misture e massageie o amido cremoso do arroz, esperando que cada concha seja absorvida antes de despejar a próxima. Isso levará uns 15 min. Experimente para checar se o arroz está cozido. Se não estiver, continue a acrescentar caldo até que fique tenro, mas com uma leve consistência. Não se esqueça de ajustar o tempero cuidadosamente. Se o caldo acabar antes de o arroz cozinhar, ponha um pouco de água fervente.

Etapa 4 – Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmessão. Misture bem. Tampe a panela e deixe descansar por 2 min. Esta é a parte mais importante do preparo de um risoto, já que é quando ele ficará incrivelmente cremoso como deve ser. Coma o mais rápido possível, enquanto ele conservar a sua linda textura.


Risoto de Tomate

Na Etapa 3, antes de adicionar a terceira concha de caldo de legumes, acrescente uma lata de tomate pelado previamente picado em cubos grandes, 3 colheres de aceto balsâmico e 2 colheres de mel (o mel é muito importante para neutralizar a acidez do tomate e do aceto balsâmico).

Continue a receita normalmente.
 
Dica: Ao final desta etapa, experimente o tempero para saber se é necessário um pouco mais de aceto balsâmico ou mel. O equilíbrio entre eles faz toda a diferença!

Na Etapa 4, juntamente com a manteiga e o parmesão acrescente queijo minas frescal picado em cubos (ou mussarela de búfala) e folhas de manjericão.

2 comentários:

  1. Que delícia!! Vou fazer.. :) Beijocas! Seu blog está lindo! Continue com as dicas...

    ResponderExcluir
  2. Ei Letícia! Qualquer dúvida, é só avisar. Continue passando por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir