terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cavatelli ai frutti di mare (ou conchinha com frutos do mar)


Já havia tentado fazer massa caseira certa vez, um ravioli. A empolgação foi muita mas o resultado não ficou bom: a massa ficou pesada e um pouco grossa. Bateu aquele desânimo, mas ficou aquela vontade de comer uma massa fresquinha e preparada por mim.

Recentemente vi uma receita neste blog delicioso que visito com bastante frequência e vi que era minha chance pois não precisava de cilindro, além, claro, de ser uma genuína receita italiana.

Fiquei em dúvida de como moldar a massa e achei este ótimo vídeo aqui, que realmente recomendo que você assita caso se anime a preparar a receita.

Tanto a receita quanto o vídeo citam a "semola rimacinata di grano duro". Encontrei algumas embalagens onde estava escrito somente "semola di grano duro" e, em minha ignorância, não soube avaliar se ela seria adequada. Então procurei até encontrar exatamente a farinha recomendada.




Que delícia moldar os "cavatelli"! E que delícia ficou o prato!!!
Já não vejo a hora de conseguir um tempinho para preparar novamente....

Vamos à receita? Mãos à massa!






Cavatelli

INGREDIENTES

500g de semola rimacinata de grano duro
300ml de água fervente

PREPARO

Em uma vasilha, coloque a sêmola e em seguida despeje a água fervente aos poucos, misturando sempre. Quando o excesso de água já tiver sido absorvido, leve a massa para uma superfície lisa e comece a amassar até que ela se transforme em uma massa macia e lisa.
(Ao transpor a massa para a bancada, parece que ter muita farinha para pouca água.  Não se desespere! Persista e continue amassando. Ao final, a massa estará no ponto certo.)
Coloque a massa embaixo de uma vasilha para que ela não resseque.
Vá retirando pequenos pedaços da massa de cada vez, sempre cobrindo o restante. 
Faça uma cobrinha com aproximadamente 1 cm de diâmetro e vá cortando pedacinhos de aproximadamente 1 cm de comprimento.
Molde cada pedacinho em forma de uma conchinha (conforme o vídeo que mencionei logo acima). Não desanime, você demora um pouquinho a pegar o jeito, mas logo, logo, já estará se sentindo uma autêntica Mamma!




Cavatelli ai Frutti di Mare

INGREDIENTES

1,5 kg de frutos do mar (vôngole, mexilhões e camarões nas proporções que você preferir)
250 g de mini tomates italianos (tomate grape)
2 colheres de manteiga
1 xícara de vinho branco
½ cebola picada finamente
1 dente de alho amassado
azeite a gosto
manjericão rasgado a gosto
sal e pimenta a gosto


PREPARO

Em uma vasilha grande, junte os vôngoles com uma concha de água, abra as conchas e escorra o líquido.
Em uma panela, derreta a manteiga, refogue a cebola e em seguida acrescente os vôngoles previamente abertos e os mexilhões. Adicione o vinho branco e deixe ferver por alguns minutos até que os mexilhões se abram e o álcool do vinho se evapore um pouco. Reserve.
Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite e adicione os camarões refogando-os  por aproximadamente 5 minutos até que fiquem rosados. Reserve.
Cozinhe o macarrão (cavatelli) em água e sal por aproximadamente 5 min.
Enquanto isso, em uma panela grande, coloque o azeite, refoque o alho e adicione os  tomates picados ao meio. Deixe-os refogar por aproximadamente  3  minutos.  Coloque os frutos do mar (camarões, vôngoles, mexilhões e também o  caldo do mexilhão), tempere com sal e pimenta a gosto e deixe no fogo por mais 3 ou 5 minutos.
Escorra o macarrão e despeje na panela com os frutos do mar. Se necessário, acrescente um pouquinho da água do cozimento do macarrão.
Polvilhe com o manjericão, misture e sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções








Nenhum comentário:

Postar um comentário