quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pão de queijo com geleia de morango

Como boa mineira, adoro um pãozinho de queijo quentinho e é bastante comum eu me levantar no domingo e assar um tabuleiro para o café da manhã em família. Na verdade, nossos cafés da manhã de domingo são quase um brunch tanto no horário quanto na comilança...


No último final de semana não foi diferente e, já pensando nisto, no dia anterior fiz uma geléia de morango para acompanhar o pão de queijo. Já tinha feito esta geléia antes com o pudim de ricota que postei aqui há algum tempo. A receita da geléia vem deste blog, mas transcrevo abaixo já com algumas adequações que eu fiz.





No Domingo pela manhã, preparei a massa do pão de queijo e ele ficou perfeito com a geléia.


A receita de pão de queijo que normalmente uso não é a receita original (e maravilhosa) feita pela minha mãe, mas, como é muito prática, torna possível comer um pãozinho de queijo feito na hora, o que de outra forma seria praticamente impossível para esta pessoa aqui não muito adepta de escaldar, sovar, amassar, amassar e amassar....

Vamos às receitas?


Geleia de Morango

INGREDIENTES
2 xícaras de morangos picadinhos
1 xícara de açúcar cristal
Suco de 1 limão

PREPARO
Coloque os ingredientes em um recipiente alto e próprio micro-ondas.
 Leve ao micro-ondas em potência máxima por 1 minuto. (Coloque um prato fundo embaixo do recipiente, no caso de transbordar um pouco)
Retirar, misturar com a colher e depois voltar ao micro-ondas.
Quando notar que já está mais quente, reduzir o tempo para 30 segundos de cada vez para que não transborde muito.
Fazer isso até ficar no ponto de geleia, com aquela calda grossa. Não se preocupe se não estiver ainda muito grossa, pois depois de fria, a geleia ficará com uma consistência mais firme.
Depois de pronto, coloque num pote com tampa bem limpo e seco e leve à geladeira.

OBS:
Já havia feito anteriormente a receita original, mas desta vez reduzi o açucar da receita e acrescentei o suco de limão. Em minha opinião o sabor ficou mais estimulante e não tão doce. Entretanto, a receita original, não sei se devido à quantidade de açucar, tem uma cor mais vibrante e bonita. Deixo a cargo de vocês a escolha...



Pão de Queijo

INGREDIENTES
1 copo de polvilho azedo (é possível usar o polvilho doce, mas o azedo fica bem melhor)
1 copo de queijo ralado (podem ser usados queijos minas frescal, serro, parmesão ou outro de sua escolha, mas não recomendo queijos cozidos como a mussarela.)
1 caixinha de creme de leite (pode ser usado o light)
sal a gosto

PREPARO
Em um recipiente espaçoso colocar todos os ingredientes. Colocar primeiro os ingredientes secos (polvilho, sal e queijo) e depois acrescentar o creme de leite. Amassar até que se transforme em uma massa uniforme. O ponto da massa deve ser bem macio de forma que ela grude um pouquinho nas mãos. Se a sua massa estiver mais firme que isso, acrescente um pouquinho (bem pouco de cada vez) de leite e amasse até chegar ao ponto.
Enrolar, colocar em uma forma (tabuleiro) previamente untado com óleo ou azeite e levar para assar em forno médio previamente aquecido.
Assar até que os pães de queijo estejam dourados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário