quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Carpaccio de abobrinha

Mais uma receitinha fácil, fácil...
E garanto que ela conquista até mesmo aqueles que não são muito fãs dos verdinhos.

Em uma semana de lutas com a dieta, este carpaccio veio ajudar a dar cor e sabor ao cardápio.


Carpaccio de Abobrinha

Fatiar a abobrinha com um mandolin e distribuir em uma travessa ou prato grande. Uma abobrinha rende bastante!

Para o molho, ralar meia cebola média ou até menos (eu uso o ralador do próprio mandolin pois ele é um pouco mais grosso do que o do meu ralador  mas não chega a ser grosso demais. Eu tenho aquele mandolin mais simplesinho que você encontra em qualquer supermercado). 
Acrescentar as raspas de um limão siciliano e o suco desse limão. Misturar devagar e deixar ficar uns 2 minutinhos para o limão cortar o sabor forte da cebola. Então acrescentar azeite numa quantidade para quase dobrar o volume e bater com um misturador daquele tipo de bater clara em neve, sabe? Você vai perceber que o molho vai engrossar bastante. Temeperar a gosto. Eu geralmente uso só uma pitada de sal.

Sobre o caldo do limão: eu geralmente não chego a usar o limão inteiro pois acho que fica muito ácido. Geralmente uso uma metade e um pouco da outra metade. Vou provando para ver quando o sabor do molho ficou equilibrado.

Distribuir o molho sobre a abobrinha e levar à geladeira por pelo menos 15 minutos para dar tempo do limão amolecer e meio que cozinhar a abobrinha.

Na hora de servir, torrar amêndoas fatiadas em uma frigideira  (mexendo e virando sempre para não queimar) e colocar por cima do carpaccio. Se quiser, salpicar parmesão ralado (vai bem com ou sem o queijo, mas eu tenho preferido sem, pois fica bem mais leve). Servir com um pão quentinho.


Em tempo: como ontem eu não  não tinha amêndoas fatiadas, eu mesma tentei fatiar e na verdade ficou bem quebradinha. Só comprometeu o visual pois, após torradas,  o sabor ficou o mesmo, ou seja, muito bom.

Com a amêndoa fatiada fica assim... Mais bonitinho, não?



2 comentários:

  1. muitíssimo bom...delicioso..muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bete! Fico muito feliz que você tenha gostado. É muito legal receber este retorno. Beijos!

      Excluir