sexta-feira, 27 de julho de 2012

Berinjela recheada

Berinjela é um dos legumes queridinhos da minha casa tanto pela versatilidade quanto pelo sabor e propriedades benéficas à saúde. Já experimentei várias (ótimas) receitas como lasanha, conserva, ratatouille, mas ainda não tinha acertado a mão com a berinjela recheada.


Justamente por isto não resisti quando vi esta receita e mal pude esperar o momento de correr para a cozinha e preparar. Fiz algumas adaptações e o resultado foi fantástico, realmente saboroso.

 


Para acompanhar, fiz aquele pão bem simples que já postei a receita aqui.



Abaixo, transcrevi a receita original com as minha adaptações. Preferi assar ao invés de fritar a berinjela antes de colocar no molho. Até fui ao supermercado para comprar o queijo Pecorino, mas aí doeu o coração pagar R$ 150,00 no quilo de um queijo. Comprei só o parmesão mesmo. Sinceramente, acho que ficou muito bom só com ele.

O molho ao sugo já tinha postado aqui há pouco tempo, mas transcrevi abaixo novamente porque nesta receita não usei o aceto balsâmico como tinha feito na receita anterior.

Agora as receitinhas....


Berinjela Recheada (ou Melanzane Ripiene)

INGREDIENTES
  • 3 berinjelas médias ou 2 berinjelas grandes cortadas ao meio no sentido do comprimento
  • 100 gr. de queijo parmesão ralado (minha sugestão é que se compre um parmesão macio e rale na hora de usar. O sabor é muito diferente! Caso não seja possível, minha dica é usar 50 gr do parmesão comprado em saquinho e misturar com 50 gr. de mussarela)
  • 2 ovos
  • 2 dentes de alho espremidos
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 50 gr. de migalhas de pão envelhido previamente umedecido e espremido (alguém consegue entender porque úmIdo se escreve com I e umEdecido com E?)
  • Molho ao sugo (aproximadamente ½ litro)

PREPARO

Comece cortando as berinjelas e retirando o miolo completamente com uma colher. Coloque o miolo em uma vasilha com água e troque a água umas 3 vezes (1 vez a cada 5 minutos). Isto vai retirar aquele gosto picante da berinjela.

Passe água corrente nas conchinhas da casca das berinjelas e depois salpique sal e deixe por 30 min.

Pique o miolo da berinjela em cubos bem pequenos, refogue em azeite e tempere com sal a gosto (não exagere muito no sal pois a receita ainda vai levar queijo parmesão). Reserve.

Em uma tigela, misture o queijo parmesão ralado, as migalhas de pão, o alho espremido e os ovos. Acrescente o miolo das berinjelas passados no azeite e misture bem. Ajuste o sal e a pimenta.

Lave o excesso de sal das conhinhcas das cascas da berinjela e recheie. Coloque em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.

Após este tempo, coloque o molho de tomate já aquecido em um refratário e ajeite as berinjelas por cima, levando ao forno até que o recheio das berinjelas esteja dourado e o molho começando a borbulhar.




Mollho ao Sugo

Para o molho ao sugo usar 2 latas de tomate sem pele (pomodori pelati), 1 lata de água, 1 cebola picada em cubos, 2 dentes de alho espremidos, 2 colheres de sopa de mel, folhas de manjericão e sal a gosto.

Para preparar, refogar a cebola e o alho no azeite. Adicionar o tomate, a água. Quando já estiver fervendo adicionar o manjericão, o sal e o mel. Deixar ferver até que o tomate comece a se desmanchar e o caldo fique bem engrossar.
 
IMPORTANTE:
A quantidade de mel e sal pode variar dependendo da acidez do tomate. Antes de servir, é importante provar o molho e acertar o tempero. Na hora de servir, pimenta do reino a gosto.

   
Buon Appetito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário