quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lavanda

Sempre adorei olhar os campos de lavanda, mesmo aqueles desenhados nos perfumes de alfazema (que, para que não sabe é outro nome pelo qual a lavanda é conhecida).



Château de Saché e suas alfazemas já secas - Saché, Indre-et-Loire, França

E, se não posso estar nos lindos campos de lavanda da Provence, então trouxe os campos de lavanda até mim. Exageros à parte, tenho um único vaso de lavanda em casa, mas que já faz uns dois meses está muito florido e realmente lindo.



A lavanda é  uma planta muito perfumada e, usada em sachês, perfuma gavetas e armários, além de evitar a presença de insetos e parasitas.

Sendo assim, resolvi fazer alguns sachês. Sequei algumas folhas (só as folhas mesmo pois não tive coragem de usar a flores) e fiz dois pequenos sachês. Para os sachês você só precisa das folhas e flores secas, saquinhos de tecido e, se desejar, um pouco de fibra sintética para fazer o enchimento.



Como já comentei aqui, infelizmente não sou grande amiga da máquina de costura. Então, para o primeiro sachê, reaproveitei um saquinho que já não tinha mais nenhum perfume e agora ele já está novamente perfumando uma de minhas gavetas.



Para o outro, usei um saquinho de veludo (que também já tinha em casa) e enfeitei com uma florzinha de crochê que eu havia feito há algum tempo e estava aguardando o momento de usar. Gostei do resultado e, já estou com outras idéias para os próximos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário