sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sabores de quinta

Sabe aquelas comidinhas que têm sabor de infância? Para mim, bolinho de feijão é uma delas.


Me recorda minha mãe preparando a massa, colocando o feijão de molho por um ou dois dias, tirando a casca e depois moendo no moedor de carne. Sabe aquele moedor manual bem antigo e lindo? Ele mesmo! 

Para quem não conhece, o bolinho de feijão é o mesmo do bolinho do acarajé com a diferença que este último usa o óleo de dendê para fritar e o bolinho de feijão é frito no óleo comum (soja, girassol, milho ou canola).

Apesar das lembranças serem das mais gostosas, nunca me animei a preparar receita. Acho que nunca comentei aqui, mas apesar de AMAR cozinhar, raramente me aventuro em receitas muito complicadas ou demoradas. Então o bolinho de feijão era um problema. Saudade de comer (porque nem minha mãe se anima mais a fazer) e ânimo zero de preparar.

Foi então que fui apresentada à massa pronta que é vendida no Mercado Central de BH. Ela é sequinha (como se fosse uma farinha) e por isso dura bastante quando guardada em um pote bem fechado. O melhor de tudo: não fica devendo em nada ao sabor do bolinho preparado em casa. Solução perfeita!

Para acompanhar o bolinho, pimenta Tabasco e um molho que preparei com iogurte, cebola finamente picada, tomate em cubos, tempero e um pouquinho de açúcar mascavo para quebrar a acidez do iogurte. Sucesso de público e crítica em casa!

Claro que só o bolinho não conseguiria dar conta do recado, pois além da cozinheira aqui , a turminha de casa conta ainda com dois adolescentes e um marido atleta. Então, na sequência, veio o segundo sabor de quinta: salada de grão de bico com bacalhau.


Para preparar a salada, cozinhar o grão de bico com um pouquinho de sal até ficar bem macio (usar a panela de pressão e acompanhar o cozimento). Assim que estiver pronto, escorrer, passar para uma tigela e ainda bem quente acrescentar alho e cebola picados finamente e misturar. Na sequência, adicionar tomate picado em cubos e bacalhau desfiado previamente cozido. Regar com azeite. Acrescentar azeitonas e manjericão picado à gosto. Para acompanhar, um pãozinho bem quentinho!

Esta receita fica melhor servida fria. Se for no dia seguinte então, melhor ainda!






Nenhum comentário:

Postar um comentário