sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pão de Cerveja

Recentemente vi um programa onde o Gordon Ramsay preparava este pão e adorei sua simplicidade.
Meu filho quase não acreditou na praticidade e rapidez quando me viu preparando a receita. 


O resultado é um pão rústico que perfuma muito a casa quando está no forno. Quando pronto, é saboroso e mantém leves traços do amargo da cerveja. Ótimo para acompanhar entradinhas! 

Você pode encontrar a receita original aqui, mas segue a minha versão traduzida e levemente adaptada.

Pão de Cerveja

INGREDIENTES

  • 175 g de farinha de trigo com fermento
  • 75 g de farinha de trigo integral com fermento
  • 250 ml de cerveja (usei esta lager)
  • sal a gosto
  • 2 colheres de leite para pincelar
  • azeite ou manteiga para untar
PREPARO
  • Pré-aqueça o forno a 180º e unte a forma conforme sua preferência. Eu sempre uso uma forma de teflon e então apenas uma pincelada de azeite é o suficiente. Para outros tipos de forma, prefira a manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
  • Coloque as farinhas e o sal em uma tigela e misture bem. Se não tiver farinha com fermento (como foi o meu caso), você deve acrescentar 2 colheres de fermento em pó para cada xícara de farinha.
  • Acrescente a cerveja e misture bem.
  • Leve ao forno por 30 min.
  • Pincele com o leite e polvilhe com farinha de trigo e retorne para assar por mais 5 min.

Não deixe de experimentar! O resultado vale à pena, principalmente se comparado ao pequeno esforço.








Nenhum comentário:

Postar um comentário