sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Manteiga de Sálvia

O nome remete a uma comida sofisticada e que tem aparecido com bastante frequência nos cardápios de vários restaurantes elegantes.

De verdade, é um "molho" muito saboroso e, melhor ainda, muito simples de se preparar.

A receita mais certinha usa a manteiga clarificada, mas fiz de acordo com algumas idéias de programas de culinária que assisti recentemente e que simplificaram bastante o processo.



A massa escolhida neste dia foi um nhoque (que, infelizmente não foi preparado por mim,  mas escolhi uma preparada de forma artesanal e muito saborosa). 

Para 500 g de nhoque eu usei aproximadamente 200 g de manteiga com sal. 

Para começar, separe e lave cerca de 20 folhas de sálvia (as que usei vieram diretamente da minha hortinha).
Cubra generosamente o fundo de uma frigideira pequena com azeite, deixe esquentar bem e jogue metade das folhinhas de sálvia para "fritá-las". Deixe por aproximadamente uns 5 segundos somente para deixá-las bem sequinhas. Retire as folhas do azeite e reserve em um papel para absorver o excesso de óleo.

Coloque para ferver a água com sal para cozinhar os nhoques. Enquanto isto, coloque a manteiga no fogo baixo, as folhas de sálvia restantes e 1 dente de alho inteiro, descascado e ligeiramente amassado com a faca. Deixe a manteiga derreter, começar a ferver, espumar e ficar dourada. Desligue o fogo e retire o dente de alho.



Nesta altura, a água já deve estar fervendo e você deve cozinhar os nhoques e já ir colocando na manteiga de sálvia. Ao final, acenda rapidamente o fogo somente para recuperar o calor e sirva imediatamente colocando por cima as folhinha fritas que estavam reservadas.



Esqueça a quantidade enorme de manteiga e aproveite o sabor que é divino!!! Para acompanhar, nada melhor que um bom vinho italiano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário