terça-feira, 24 de março de 2015

Pizza e novidades

Bem, falar que andei meio sumida é pouco.

Mas foi preciso dar uma desacelerada no blog. Afinal, nos últimos 2 anos, eu, meu marido e toda a família estivemos envolvidos na trabalhosa empreitada de construir uma casa. Empreitada esta que tomou um ritmo alucinante no segundo semestre do ano que passou e, acreditem, tornou-se ainda mais absorvente depois que ficou pronta.

Mas estou de volta, embora num ritmo mais tranquilo e, muito provavelmente, menos frequente. Acredito que a grande maioria dos posts irão assumir o ar mais despreocupado do novo lar no campo, que embora ainda esteja reservado aos finais de semana, é nosso projeto de moradia futura.

O forno à lenha era uma sonho e realmente se revelou uma alegre ocupação. Receber os amigos e jogar conversa fora enquanto vamos experimentando novos sabores tem sido um verdadeiro prazer.



Tudo começa com a preparação da vassourinha para varrer o forno. Feita com alecrim do campo (muito abundante nas redondezas), ela traz um aroma maravilhoso e a busca pelo alecrim é uma desculpa perfeita para uma boa caminhada.



Arrumar a lenha e o fogo (tarefa fica com o marido e os filhos), fazer o molho de tomate e a massa também fazem parte da preparação.



A receita da massa vem dos livros (que eu sempre adoro) do Jamie Oliver. Ela está presente em "A Itália de Jamie" que já indiquei aqui e alguns outros livros dele como "Jamie em Casa". Foi a receita mais simples e rápida que encontrei, além de muito fácil de trabalhar. Aqui, vale também comentar que os filhos é que estão expert em preparar a massa.

Se você não tem o forno a lenha, não precisa parar por aqui! É possível usar uma pedra de granito no forno a gás. É só pré-aquecê-la no forno a 200º por 10 minutos.

Feita a massa , é só usar a criatividade nos recheios. As combinações são infinitas e também fazem parte da diversão!




Massa para Pizza

INGREDIENTES

  • 1 kg de farinha de trigo de boa qualidade (ou 800 g de farinha de trigo misturada a 200 g de semolina)
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 14g de fermento seco 
  • 1 colher de sopa de açúcar 
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 650 ml de água morna 


PREPARO

  • Juntar o fermento, o açúcar e o azeite à água morna. A temperatura da água deve estar de tal forma que  você consiga colocar o dedo e deixar por um minuto. A água muito quente mata as leveduras do fermento e muito fria não consegue ativá-las.
  • Deixar por alguns minutos até soltar borbulhas.
  • Colocar a farinha e o sal em uma superfície de trabalho lisa em forma de vulcão. Fazer um largo buraco no meio e despejar a mistura de fermento e água.
  • Com a ajuda de um garfo, vá misturando aos poucos a farinha ao líquido, começando pelas bordas. Quando perceber que os ingredientes já estejam bem misturados, trabalhar a massa com as mãos e sovar por alguns minutos até que ela fique bem lisa, macia e elástica. Se necessário, polvilhar com farinha de trigo durante este processo.
  • Formar uma bola com a massa, colocar em uma vasilha polvilhada com farinha e cobrir com um pano úmido. 
  • Deixar descansar por aproximadamente 1 hora, de preferência em um ambiente fechado.
  • Após este período, dividir a massa (aproximadamente 8 porções), formar bolinhas e colocá-las sobre uma superfície enfarinhada. 
  • Abrir cada bolinha com o rolo para massa e moldar a pizza.

Agora é só começar a experimentar e se deliciar com os sabores de suas pizzas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário