segunda-feira, 18 de abril de 2016

Orquídeas no jardim

Acordar e sair para uma corridinha com este visual... O final de semana prometia...


Na volta, jardinagem era o plano.
E o jardim era todo delas... Como não se encantar?




Certeza de um dia de alegria e paz junto desta natureza exuberante.



Acreditam que tem outras mais por florescer? Mal posso esperar!




Ao final do dia, um delicioso risoto de cogumelos secos variados, sálvia e queijo provolone.


Descomplicado, com sabores fortes mas que se harmonizaram muito bem.
A receita base é do Jamie Oliver e você encontra neste post, mas abaixo tem a receita completa já incorporando os cogumelos.

Usei as duas variedades francesas a seguir, que eu sempre encontro no supermercado que frequento, mas você pode usar qualquer outro cogumelo seco, de preferência os mais escuros (para colorir bem o risoto) como os porcini italianos ou os chilenos.


O physalis que enfeita o prato? Colheita própria, cultivada a partir de uma pequena semente!!! Satisfação indescritível o simples e elementar ato de plantar e colher...



Risoto de Cogumelos Secos, Sálvia e Provolone

INGREDIENTES
1,1 litro de caldo de legumes
2 colheres de óleo de oliva
1 colher farta de manteiga
1 cebola grande descascada e picada finamente
2 dentes de alho descascados e picados finamente
400g de arroz arbóreo
2 taças de vinho branco seco
sal e pimenta do reino a gosto

cogumelos secos variados picados grosseiramente a gosto
70 g de manteiga
60g de queijo parmessão ralado na hora
60g de queijo provolone ralado na hora
folhas de sálvia picadas finamente

Etapa 1 – Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o óleo de oliva e a colher de manteiga. Adicione a cebola e o alho e cozinhe bem lentamente por alguns minutos, sem dourar. Isso é chamado de soffrito. Quando os vegetais estiverem tenros, acrescente o arroz e aumente o fogo.

Etapa 2 – O arroz começará a fritar levemente, portanto continue a mexer. Após 1 minuto. ele ficara um pouco translúcido. Adicione o vinho, sem parar de mexer – o aroma é fantástico! Qualquer sabor forte do álcool irá evaporar e deixar o arroz com uma essência deliciosa.

Etapa 3 – Quando o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e 1 boa pitada de sal. Acrescente também os cogumelos secos. Abaixe o fogo para que a parte externa do arroz não cozinhe muito rapidamente. Continue adicionando conchas de caldo – misture e massageie o amido cremoso do arroz, esperando que cada concha seja absorvida antes de despejar a próxima. Isso levará uns 15 min. Experimente para checar se o arroz está cozido. Se não estiver, continue a acrescentar caldo até que fique tenro, mas com uma leve consistência. Não se esqueça de ajustar o tempero cuidadosamente. Se o caldo acabar antes de o arroz cozinhar, ponha um pouco de água fervente.

Etapa 4 – Retire a panela do fogo e adicione a manteiga, o parmesão, o provolone e a sálvia picada. Misture bem. Tampe a panela e deixe descansar por 2 min. Esta é a parte mais importante do preparo de um risoto, já que é quando ele ficará incrivelmente cremoso como deve ser. Coma o mais rápido possível, enquanto ele conservar a sua linda textura.



Bom apetite!!!



2 comentários: