segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Mil folhas de berinjela

Ontem foi dia de experimentar receitinha nova com ingredientes velhos conhecidos.

E o prato foi feito a quatro mãos! A receita foi trazida pelo meu marido, que tem participado esporadicamente de uma confraria com aulas de culinária. Ele está gostando muito e destes eventos têm chegado até mim receitas novas e muito apetitosas! Até então, meu marido quase sempre ficava do outro lado do fogão, pois é um ótimo degustador das experiências culinárias. Mas, desta vez participou de toda a elaboração.

Esta receita é bem simples de se fazer, fica linda e muito, muito saborosa mesmo!


Você vai precisar de fatias de berinjela com aproximadamente 1 cm de espessura, molho de tomate caseiro bem consistente, molho pesto (veja a receitinha aqui), mussarela de búfala em manta, queijo parmesão ralado finamente e aceto balsâmico reduzido.

Para o reduzido de aceto balsâmico, você encontra a receitinha aqui, mas você pode já comprar pronto! Ontem precisei reduzir o balsâmico porque só tinha em casa um reduzido com sabor de frutas vermelhas que usei nesta outra receita e achei que não combinaria com os sabores desta entradinha.

Vamos lá?
Coloque as fatias de berinjela (conte 3 para cada torre) em uma vasilha com água e deixe por alguns minutos para sair o gosto picante. Escorra e seque bem!

Tempere as berinjelas com sal e pimenta do reino moída na hora. Grelhe as berinjelas com azeite em uma frigideira bem quente (vai sair bastante fumaça!). Outra alternativa, é colocar as berinjelas em uma forma de teflon untada com azeite e levar ao forno. O importante é que elas fiquem bem douradas dos dois lados e para isto, tanto no forno quanto na frigideira você precisará virá-las.

Deixe esfriar e comece a montar as torres nesta sequência: uma fatia de berinjela, uma colher de sopa de molho de tomate, um quadradinho de mussarela de búfala, uma colher de sobremesa de pesto. Monte três camadas.



Coloque um palito para mantar a torre em pé. Por cima, acrescente um montinho generoso do queijo parmesão.


Leve ao forno alto brevemente somente para aquecer e em seguida ligue o gratinador para gratinar o queijo parmesão. Retire o palito, sirva e enfeite com o aceto balsâmico reduzido e ervinhas da sua preferência!




Além do sabor ter superado minhas expectativas, o que achei legal desta receita é que você pode preparar tudo com antecedência e só motar na hora de servir!




Um comentário: