quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pappardelle de cogumelos e sal trufado

Ando repetindo algumas receitas como a comida mexicana, o  risoto de tomate, o espaguete ao limão (nossa, como este é fácil!) e, com isto, receitinhas novas andam meio em falta por aqui.

Mas, uma amiga linda trouxe um sal trufado de uma viagem que fez recentemente e eu não via a hora de experimentar.


Resolvi então fazer uma massa bem simples para justamente deixar sobressair o sabor do sal.



E a escolha foi um pappardelle de cogumelos. Para quem não conhece, pappardelle é aquela massa parecida com o talharim (tagliarini, em italiano) só que bem mais larga. Para esta receita, o ideal é que a massa tenha uma espessura bem fininha para que fique quase transparente após cozida.


Usei cogumelos shimeji frescos e shitake desidratados (daqueles que já comentei aqui e que agora tenho sempre em casa). É necessário deixar os cogumelos desidratados imersos na água por aproximadamente 30 minutos antes de usá-los.

Fatiei os cogumelos, refoguei no azeite com cebola e alho picados finamente e temperei com sal normal e pimenta-do-reino. Quando os cogumelos murcharam, adicionei um pouco (aproximadamente 1/2 xícara) de vinho branco para deglaçar e reservei.



Neste ponto, a água já estava fervendo com um pouco de sal. Coloquei a massa para cozinhar, seguindo as instruções da embalagem. Escorri (reservando um pouco da água do cozimento) e imediatamente juntei a massa aos cogumelos refogados, misturando delicadamente.

Acrescentei um pouquinho da água do cozimento somente para não ficar muito seco e imediatamente montei os pratos salpicando o sal trufado e fatias bem finas de queijo grana pardano para finalizar.





Hummm, muito bom! O sabor do sal trufado deu vida ao prato e combinou divinamente com os cogumelos e o grana pardano!

Grazzie mille, amica mia!


4 comentários:

  1. Onde acho no Brasil? Sem ser o no Santa Luzia?

    ResponderExcluir
  2. Onde acho no Brasil? Sem ser o no Santa Luzia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Roberto, me desculpe pela demora em responder, mas estava de férias e só estou retornando agora.
      Na minha cidade existe um supermercado que possui uma grande diversidade de produtos culinários importados e lá eu consigo encontrar. Acredito que você poderá encontrar em supermercados ou empórios que possuam estes setores especializados em produtos para a culinária.

      Excluir
    2. Olá se for de SP no Eataly Juscelino Kubitschek você encontrará. Abs

      Excluir