sexta-feira, 29 de junho de 2012

Novidades na cozinha

Desde que vi esta lousinha em um anúncio não descansei até ir lá buscar uma para mim. Não é uma belezinha?


E ontem foi a estréia. Um jantarzinho de última hora com várias coisinhas que já estavam na geladeira precisando de um destino e uma receita nova (fácil e com ingredientes simples) descoberta ontem mesmo aqui.

A abóbora refogada do almoço se transformou em um creme (foi só bater no mixer com um pouquinho de água). Ao aquecer só acrescentei um pouquinho de creme de leite (usei o creme de leite light de caixinha mesmo). Para servir, um fio de azeite, queijo parmesão e pimenta do reino.



O restante do angu (para quem não conhece, angu é a polenta sem fritar) do almoço do dia anterior se transformou em uma polenta frita ao molho de gorgonzola. A idéia inicial era fazer o molho com funghi, mas atendendo a pedidos, ficou só no gorgonzola mesmo. Gente, como esta combinação fica gostosa!

Para o molho gorgonzola, derreter o queijo picado em pedaços pequenos em uma panela anti-aderente e acrescentar o creme de leite aos poucos mexendo sempre (usei o restante do creme de leite light do creme de abóbora) sem deixar levantar fervura. Não tenho uma receita certa para este molho, mas acredito que aproximadamente 80 gr de gorgonzola é uma boa quantidade para 1 caixinha de creme de leite. O bom desta receita é que você pode acrescentar qualquer um dos ingredientes a qualquer momento. O sabor do queijo está fraco? Acrescente mais um pouquinho do queijo, misturando sempre até derreter. Está forte? Mais um pouquinho de creme de leite.



Tinha visto a receita da fritata um pouco antes da hora do jantar. Caiu como uma luva: era fácil, eu tinha os ingredientes em casa e nada melhor do que uma nova receita para estrear também a lousa!


Fritata

INGREDIENTES
- 300 gr de espaguete
- 2 colheres de manteiga
- 4 ovos
- 60 gr de queijo parmesão ralado
- 1 tomate picado em cubos (sem sementes)
- manjericão picado a gosto
-sal e pimenta do reino (moída na hora de preferência) à gosto

PREPARO
Cozinhar o macarrão (bem) al dente.
Enquanto o macarrão cozinha, bater os ovos em um tigela e acrescentar o queijo ralado, o sal e a pimenta do reino.
Assim que escorrer o macarrão, voltar o macarrão escorrido à panela, acrescentar a manteiga e misturar.
Acrescentar então o tomate, o manjericão e os ovos, sempre mexendo para não deixar os ovos cozinharem.
Em uma frigideira anti-aderente, colocar um fio de azeite e deixar aquecer bem.
Colocar a mistura na frigideira e deixar dourar dos dois lados. O processo de virar não foi muito fácil mas a ajudinha de um par de mãos extra tornou tudo bem mais fácil.


Sobre a receita da fritata

Nunca tinha feito uma fritata de espaguete e achei a receita simples e rápida. Alterei as medidas para melhor atender minha família e acrescentei  por minha conta o tomate e o manjericão (colhido na hora no minha hortinha).
Numa próxima vez irei acrescentar um dente de alho espremido à mistura dos ovos. Apesar de ter ficado muito bom, achei que faltou um saborzinho a mais...

Em tempo, o vinho Primitivo Salento Vezzani 2010 que aparece na foto possui um ótimo custo x benefício. Leve mas não muito ácido com um custo em torno de R$ 20,00, é uma boa escolha para o dia a dia e combinou muito bem com a fritata.



2 comentários: