Batata rösti é uma antiga receita que eu adoro e andava meio sumida da minha cozinha.
Proveniente da Suíça, é uma receita bem simples, mas com um preparo um tanto demorado. Como tempo não é uma coisa que anda sobrando muito, a receita andava meio esquecida.
Sábado à noite surgiu a oportunidade perfeita e, contando com os ingredientes que tinha em casa, foram criados os sabores marguerita, camarão com requeijão, espinafre com gorgonzola e frango com requeijão. Em todos eles um pouqinho de queijo minas frescal ralado.
Para sobremesa, resolvi testar uma nova receita: este pudim de ricota que tinha visto no blog naminhapanela. Ficou muito bom!!!
O blog tem fotos lindas e receitas saborosas e fáceis de preparar. Vale à pena uma visitinha.
Batata Rösti
Colocar a batata para cozinhar. Quando a água começar a ferver, contar 8 minutos. Após este tempo, desligar e imediatamente tirar a água quente e resfriar com água fria para parar o cozimento. Vão ser necessárias várias trocas de água para resfriar completamente. A batata irá ficar al dente.
Ralar a batata no ralo grosso (aquele usado para batata palha) e temperar com sal. Cada batata grande rende uma batata rösti como a da foto.
Separar duas frigideiras antiaderentes. Normalmente uso aquelas frigideiras para fritar ovo, mas nada impede que você use uma frigideira um pouco maior.
Com o fogo baixo ligado, colocar um fio de azeite (se quiser colocar também um pouquinho de manteiga) e cobrir o fundo da frigideira com batata ralada.
Colocar o recheio de sua preferência e cobrir com batata. Se estiver usando a frigideira pequena, você vai precisar de meia batata para o fundo e a outra metada para cobrir.
Deixar fritar até dourar. Durante esta etapa, fazer movimentos circulares com a frigideira para deixar o formato bem arredondado. Colocar um fio de azeite na outra frigideira e virar a batata com o auxílio da própria frigideira. Você poderá repetir o processo de virar os lados até que a batata esteja bem dourada e crocante. Esta etapa levará proximadamente 15 minutos.
Caso não queira rechear a batata, ela se torna um acompanhamento perfeito para carnes e peixes como atum ou salmão.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário