segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tartare de Tomate

Se existe uma combinação que considero perfeita é a de tomate, queijo e manjericão. Saborosa e leve, ela permite uma infinidade de preparações!
Podem ter certeza que ela será recorrente por aqui. Na semana passada mesmo ela já deu o ar da graça no post sobre o jardim de ervas e hoje trago mais uma variação.

O tartare de tomate é uma das minhas entradinhas preferidas: além de muito saboroso, é prático de fazer e os ingredientes estão todos in natura. Sem contar que fica lindo, lindo de se ver!




Infelizmente não tenho uma receita com as quantidades exatas, mas não há segredos e acredito que o passo-a-passo abaixo vai ajudar.


Tartare de Tomate

MOLHO PESTO

Bater no processador ou liquidificar um maço de manjericão (somente as folhas, sem os talos), 1 dente de alho pequeno, 1 colher de chá de pinoli ou nozes, sal a gosto e azeite extra-virgem (aproximadamente 1/2 xícara a 3/4  de xícara de chá).  

PASTA DE RICOTA

Amassar meia ricota (bem macia), acresentar o creme de leite e temperar a gosto (sugiro usar tempero que tenha pelo menos alho e sal e não somente o sal pois o sabor ficar muito melhor). Colocar o creme de leite aos poucos até conseguir uma consistência de patê firme.

TOMATE

Picar o tomate (de preferência italiano) em cubos e temperar com sal e pimenta do reino a gosto. Uma outra opção é usar o mini-tomate italiano em fatias. Fica lindo!

MONTAGEM

Em um aro, colocar a pasta de ricota e apertar levemente para deixar deixar uniforme, acrescentar 2 colheres de sopa do molho pesto por cima (deixar o pesto mais no centro da ricota, pois ao colocar o tomate por cima ele irá se espalhar). Por último, acrescentar o tomate em cubos e retirar o aro.



Sobre o molho pesto

A receita original do pesto é feita no pilão, mas infelizmente nem sempre tenho esta disposição. Além disso, ela também leva queijo parmesão e/ou pecorino, mas eu sempre prefiro acrescentar o queijo no momento em que for usar o pesto, quando é o caso. O tartare de tomate NÃO é o caso pois já tem a ricota e eu acho que fica muito mais leve sem o parmesão.
A receita deste post rende uma quantidade maior de pesto do que a utilizada na montagem, mas até hoje não consegui fazer uma quantidade menor de pesto usando o liquidificador.  Então eu o guardo na geladeira e uso em muitas outras receitas como sanduíches, massas, sopas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário