terça-feira, 2 de outubro de 2012

Gratinado de cogumelos e a indicação de um livro

Não faz muito tempo postei aqui um risoto de cogumelos e, por este ser um dos meus ingredientes favoritos, hoje tem mais uma receitinha.


Estava com uma bandejinha de shimeji em casa e queria variar um pouquinho o preparo e fugir das massas e risotos. Foi então que me lembrei de uma receita de couve-flor gratinada do livro As Mulheres Francesas não Engordam, que por sinal é uma leitura que recomendo até mesmo para quem não está naquela eterna luta contra a balança. O livro é uma leitura leve e interessante e aborda o prazer de se comer bem, priorizando a qualidade dos alimentos e formas de preparo saudáveis usadas pelas mulheres francesas.

Os cogumelos não aceitam muito bem a água e tendem a ficar borrachudos. Justamente por isto, muitas pessoas recomendam não lavá-los e usar somente um pano úmido para sua limpeza. Como eu  não consigo confiar totalmente neste processo, sempre passo os cogumelos rapidamente debaixo da água e seco na mesma hora com um pano limpo e macio. Tem funcionado muito bem!

Para prepar esta receita, depois de limpos, piquei os cogumelos grosseiramente e refoguei no azeite com cebola picada finamente e alho espremido, temperando ao final com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Distribuí os cogumelos refogados em forminhas individuais e também numa forma um pouquinho maior (mais ou menos na altura de 1 dedo em cada recipiente). Se preferir pode usar um único refratário.


Distribuí por cima dos cogumelos pedacinhos de um requeijão em barra que tinha em casa. Você pode usar qualquer queijo que prefirir.

Bati 3 ovos inteiros, adicionei 1 xícara e 1/4 de leite e 1/2 xícara de queijo ralado (usei um parmesão fresco; novamente, você pode usar o queijo de sua preferência). Se preferir não usar os pedacinhos de queijo da etapa anterior, use 1 xícara de queijo ralado nesta mistura. Dividi  a mistura nas formas e levei para assar em forno alto até gratinar.




Hummm.... Delícia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário