Melhor ainda se esta comemoração for ao redor de uma mesa farta e acolhedora.
A receita do Bacalhau à Maria Eduarda eu encontrei faz tempo em um cantinho de uma revista de culinária. Pode ser feita em porções individuais que vão direto do forno para a mesa. Também não precisa de maiores acompanhamentos pois as batatas do próprio prato já cumprem este papel. Mas, para o almoço em família desta páscoa, resolvi preparar também arroz branco e brócolis refogado no alho para acompanhar, que combinou muitíssimo bem.
BACALHAU MARIA EDUARDA
INGREDIENTES
- 1 kg de lombo de bacalhau cortado em postas não muito grandes
- 800 g de batatas
- 1 litro de leite
- 500 ml de creme de leite fresco
- 200 g de queijo grana pardano ralado na hora
- sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
PREPARO
- Dessalgue o bacalhau na geladeira, em uma vasilha coberta, por 48 horas, trocando a água regularmente. Cozinhe-o no leite até ferver, retire e escorra.
- Corte as batatas em rodelas bem finas (use um mandoline) e tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Cuidado no uso do sal pois geralmente o bacalhau, mesmo após dessalgado ainda tem um resíduo de sal.
- Distribua as batatas em um tabuleiro ou nas formas individuais (ramekins) e coloque as postas de bacalhau por cima.
- Cubra com o creme de leite fresco e tempere com uma pitada de sal e noz moscada ralada na hora.
- Salpique o queijo grana pardano e leve ao forno a 200ºC por cerca de 40 ou 50 minutos (até o queijo gratinar e a batata esteja macia).
Sirva com um vinho branco leve e aproveite!!! Aproveite a boa comida, os momentos em família e as coisas realmente importantes da vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário