Bem, uma destas escapadas foi para Tiradentes, cidade que eu adoro e que procuro visitar pelo menos uma vez ao ano.
Em Tiradentes nada melhor do que descansar bastante, curtir o visual da Serra São José, andar sem destino por suas ruas, visitar suas lojas, igrejas e museus e, claro, dar uma paradinha na pracinha principal para se refrescar com um sorvete ou um chopp gelado no verão.
Além de linda e muitíssimo bem preservada, Tiradentes oferece uma surpreendente riqueza de ARTEsanato da região das Vertentes, além de uma culinária que vai desde a tradicional comida mineira, passando por seus quitutes, doces e quitandas, até a mais elegante gastronomia contemporânea.
Nesta rápida visita escolhemos um velho conhecido para nosso jantar, o restaurante Tragaluz e, mais uma vez, não nos decepcionamos.
O restaurante é lindo e aconchegante, o atendimento é atencioso e a comida deliciosa. Mas não pare por aí! Suas sobremesas são um capítulo à parte, cujo carro chefe é a goiabada frita. Imperdível!
Tanto que o primeiro comentário do marido, ainda na entrada foi: "Por favor, me diga que vocês ainda têm aquela goiabada frita no cardápio!"
Bem, dado que agora, além do marido, os filhos também ficaram apaixonados pela goiabada do Tragaluz, o jeito foi tentar reproduzir em casa. E não é que o sabor e as texturas ficaram bem parecidos?
Usei uma goiabada cascão lá da região, mais especificamente de Bichinho, um vilarejo pertinho de Tiradentes que também é parada obrigatória em todas as nossas visitas e que merece um post só pra ele. Quem sabe no futuro?
Voltando à sobremesa, o importante é escolher uma goiabada bem macia.
Previamente, faça uma "cama" de requeijão catupiry.
Corte uma fatia generosa de goiabada e pressione sobre castanha de caju triturada (tipo xerém), fazendo uma crosta. Coloque então uma colher de manteiga em uma frigideira anti-aderente e frite a goiabada dos dois lados, tomando cuidado para não queimar (o processo é rápido e, como marinheira de primeira viagem, perceba como a minha ficou chamuscadinha!). Se preferir, vá virando a goiabada de lado até perceber que ela está começando a derreter.
Coloque a goiabada sobre o requeijão catupiry e sirva acompanhado de sorvete. Como eu não tinha sorvete de goiaba, usei sorvete de creme, que mandou bem!
Simplesmente delicioso!!!!
E como estava bom....
ResponderExcluir