terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Travessia dos Lagos Andinos

Devagar e sempre, estamos chegando lá! Os posts de nossa viagem entre Chile (Santiago,  Pucón, Puerto Varas) e Argentina (Bariloche e Buenos Aires) estão quase no final. Como a disposição é muita mas o tempo é pouco, acabou demorando bem mais do que eu havia esperado.



A travessia entre Chile e Argentina pelos Lagos Andinos revela paisagens de tirar o fôlego junto a uma natureza maravilhosa e águas límpidas que se apresentam em diversas colorações.

O Cruce Andino pode ser feito em 1 ou 2 dias de acordo com sua preferência ou tempo disponível. No inverno, só é oferecido o passeio de 2 dias devido às condições das estradas e também ao menor número de horas de sol nestes dias. Pode ser feito tanto na direção Chile-Argentina quanto na direção inversa e envolve vários trechos em ônibus e barcos.

Optamos pela travessia de 2 dias entre Puerto Varas (Chile) e Bariloche (Argentina), mas percebemos que ela realmente "cabe" em apenas 1 dia.

A diferença ficará no tempo passado em Peulla que, em minha opinião, não vale muito à pena. Hospedagem e alimentação são excessivamente caras pelo que oferecem. São dois hotéis: um mais simples que, apesar de ser uma linda construção de 1896, está precisando urgentemente de um renovação; e outro mais novo e mais luxuoso mas também com preços bem mais altos... Além disto, apesar do visual bonito e diferente, não há muito o que se fazer no tempo livre em Peulla, a não ser que você invista nos passeios oferecidos pelo hotel que também não são nada baratos, principalmente se tiver que fazer a conta multiplicada por 4, como era o meu caso estando viajando com a família. A própria travessia tem um custo bem salgadinho ...

Um aviso importante sobre o clima da região: é muito chuvoso seja no inverno ou no verão e a probabilidade de estar chovendo ou nublado no dia do seu passeio é bem grande. Considere isto ao se planejar.

Entretanto, mesmo com estes "senões",  a minha avaliação é de que "sim, vale à pena!".
Vou deixar as fotos falarem por si...


Primeira parada, ainda de ônibus: Saltos de Petrohué

Primeiro barco, saindo de Petrohué

Linda tonalidade de verde esmeralda do Lago de Todos Los Santos

Monte Tronador: 3491m





Peulla

Hotel em Peulla




Puerto Frias, onde é feita a alfândega

Grata surpresa: delicioso almoço (e sobremesa) em Puerto Blest





Tonalidade azul do Lago Nahuel Huapi


Chegando a Bariloche






Leitura interessante:

http://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/







Nenhum comentário:

Postar um comentário